Alguns preferem dormir bem coladas, abraçados. Não precisam de tantas mantas: o calor do corpo que os une é o suficiente. Outros, por sua vez, preferem dar espaço. Se amam e estão ligados, mas, no momento de dormir, cada um por seu lado, com seus sonhos e pesadelos. Descubra abaixo o seu significado e sua forma de dormir acompanhado. 

Formas de Dormir a 2

De acordo com a psicóloga especialista em relações Corrine Sweet, os hábitos de sono podem revelar o estado de uma relação. “Porque durante o sono não se pode fingir a linguagem corporal. Neste momento um é honesto e vulnerável, e sua posição pode dizer muito a respeito da relação”, explica Sweet em uma nota de The Huffington Post.

“Os casais adquirem hábitos, formas de dormir juntos, que se encaixam com a sua personalidade e suas preferências pessoais. Esses costumes são negociados antes de chegar à cama. Então, se algo muda na forma de dormir juntos, pode refletir uma mudança na relação”, diz a psicóloga a esse meio.

A especialista deu alguns conselhos sobre o que significa os diferentes hábitos de sono, tendo como base uma pesquisa realizada pela cadeia de hotéis britânica Travelodge, realizada a dois mil casais:

* Costas com costas, com o contato (18%). Significa que o casal se sinta confortável, íntimo e descontraído. É uma das posições mais comuns em relações que estão começando.

* Costas com costas, mas sem contato (28%). Se bem que estão ligados, são suficientemente independentes para dormir separadamente. Cada um “aceita” os hábitos de sono do outro.

* Face a face (7%). Esta posição dá a pauta que existe uma necessidade de contato, de conversar ainda na cama.
* Pernas entrelaçadas (4%). Costumam ser os mais jovens, onde a paixão está mais do que presente e não quer separar-se nem mais um minuto. Ideal para os essencialmente românticos.

* “Colher de chá”, o homem abraça a mulher (13%). É uma das posições mais tradicionais, é a posição que costumam adotar os casais durante os primeiros anos de relacionamento. Evidencia uma forte sexualidade, a sensação de segurança no relacionamento e a proteção do homem para com o seu parceiro.

* “Colher de chá”, a mulher abraça o homem (5%). Nesta posição a mulher toma a iniciativa e protege o seu homem quando dorme.

* A mais romântica: a mulher deitada com a cabeça e o braço sobre o peito do homem (1%). É a mais popular… os filmes de Hollywood! Se bem que é super romântica e bem difícil manter-se nesta posição a noite toda… É uma posição íntima, que revela uma nova relação ou o abraço depois de uma relação sexual. Representa um amor vivo.

* A cama para ele: o homem parece uma estrela, enquanto ela fica de um lado (1%). Ele é o rei da cama… E fora dela. É seguro e gosta de ter a razão.

* A rainha da cama, agora a estrela é ela (1%). A mulher é a dona do espaço, enquanto ele adota um papel secundário.

Para a especialista, “os estados psicológicos individuais também afetam como dormimos e nossas posições ao dormir”. Neste sentido, se estamos estressadas ou irritadas, provavelmente não queiramos acurrucarnos com o nosso parceiro.

O Que Revela a Sua Posição (individual) ao Dormir?

O dr. Samuel Dunkell, por sua vez, garante que a posição que uma pessoa escolhe na cama toda noite tem que ver com a forma que encara suas horas de vigília: cada posição afeta sua vida, positiva ou negativamente. E, de novo, se partilhamos a cama com alguém, provavelmente algo estamos dizendo com a nossa linguagem corporal.

A posição “chave” para tomar como referência não é o que você adquire apenas você entrar na cama, se não aquela que você adotar justo quando se está a dormir. Em uma coluna publicada no The Huffington Post (versão EUA), a jornalista e psicóloga Janet Kinosian, autora de “A mulher mais bem descansado: 60 dicas para ter uma boa noite de sono“, explica quatro posições comuns (individuais) para dormir:

1 – Boca para baixo, com os braços estendidos e dobrados. As pessoas que regularmente dormem nesta posição tendem a ter fortes tendências compulsivas, costumam ser testarudas e persistentes, e orientadas para os objetivos.
2 – De costas, com os braços para os lados. É uma posição aberta, vulnerável e expansiva. Estas pessoas tendem a mostrar confiança em si mesmas. Os empreendedores e empresários super-conectados com o seu trabalho (workaholics) tendem a encontrar-se nesta posição.
3 – a De lado, com os joelhos algo de conjugação (“semi-fetal”). Costumam ser conciliadores e comprometidos. Os especialistas em sono dizem que é a melhor posição para dormir.
4 – Posição fetal. Essas pessoas geralmente são muito emocionais, artísticas e sensíveis. Olho, esclarecem algo para ter em conta: dizem que as mulheres que dormem nesta posição, normalmente, têm uma capacidade maior para ter orgasmos múltiplos.

Summary
Review Date
Reviewed Item
Significado e Formas de Dormir a Dois
Author Rating
51star1star1star1star1star

7.151 respostas em “→ Significados e Formas de Dormir a Dois”