Por que se recomenda urinar logo depois de ter relações sexuais?

Urinar após a atividade sexual reduz em até 80% o risco de sofrer infecções da bexiga, próstata, vesícula seminal e até mesmo ao rim. Pode ser desconfortável para o seu parceiro, mas é necessário que o faça.
Desfrutar de relações sexuais prazerosas não tem apenas que ver com a adotar novas práticas ou alterar a rotina, mas também com a sua saúde sexual esteja em perfeitas condições. E algo tão simples como urinar logo ao concluir o ato sexual, traz grandes benefícios para si, já que ajuda a combater infecções que possam pôr em perigo o seu bem-estar físico.
Estas infecções podem ser transmitidas durante a atividade sexual, através de micróbios, bactérias e secreções presentes na área genital e no reto e que podem penetrar no corpo e acumular-se na uretra, causando uma infecção na bexiga, a próstata e/ou da vesícula seminal.
Este hábito tem especial importância para a mulher, já que diversos estudos têm demonstrado que não urinar ao terminar relacionamentos íntimos, é uma das causas mais comuns de infecções urinárias e que as mulheres são particularmente mais vulneráveis a padecerlas. Ao contrário dos homens, a ejaculação feminina não ocorre através da uretra por isso que a única forma possível de expulsar qualquer bactéria que se tenha introduzido no organismo durante o ato sexual, é através da urina.
Os médicos recomendam que não se deve passar mais de 45 minutos para urinar após a penetração. Além disso, lembram-se de que o preservativo é a forma mais eficaz para se proteger de qualquer tipo de infecções, doenças sexualmente transmissíveis e evitar a gravidez.

1.259 respostas em “Por que se recomenda urinar logo depois de ter relações sexuais?”